Inspirações de pessoas, passeios, cultura, gastronomia e empreendedorismo

Histórias

04/07/2018 15:21

Bistrô da Rua 24 realiza evento Cozinha Afetiva

A ideia partiu das sócias Carol Tomé e Ana Pinho, chefes proprietárias do Bistrô de Raiz, para homenagear o colega e também chefe Raphael Portilho, que deixa a casa para retornar ao convívio da famíia no Estado vizinho do Mato Grosso do Sul. Ao invés de fazer apenas um evento tradicional, com menu definido, elas pensaram em escolher pratos que tem alguma relação com a história das pessoas. Foi assim que surgiu o Cozinha Afetiva. 

Neste primeiro evento, o cardápio foi montado com base na história do homenageado, o chefe Raphael Portilho, que nasceu e passou parte da infância em Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai. Por este motivo, alguns dos pratos tem influência do país vizinho. É o caso da sopa paraguaia, que abre o menu. "Conta a história que, durante a Guerra do Paraguai, os soldados precisavam armazenar comida. Então assavam a sopa para conseguir transportar e preservar o alimento por mais tempo", conta Raphael. 

O segundo da lista é o caldo de pinto, um tipo de escaldado feito com a parte do dorso do frango. O menu ainda é reforçado com o Locro, uma carne feita com canjica, também oriunda de terras paraguais. Para fechar o prato principal e um macarrão de comitiva. "Preparamos primeiro a carne e depois fritamos e cozemos o macarrão nessa carne. Fica muito saboroso".

De sobremesa, Raphael escolheu uma das receitas da avó, o pudim de de pão com caldo de melado e a rapadura de leite, tipicamente servida nos restaurantes da região, assim como a rapadura de cana servida em Bonsucesso, em Várzea Grande. "Estamos ansiosos para receber as pessoas e compartilhar esses sabores que fizeram parte de minha infância. Teremos muita afetividade".

A chefe Carol Tomé, que deixou Natal, no Rio Grande do Norte, para empreender ao lado da amiga em terras mato-grossenses, conta que a hospitalidade e acolhimento são características imprescindíveis e que não vão faltar. "Fiz minha faculdade em São Paulo e lá os eventos são muitos tradicionais. A cordialidade fica em primeiro lugar. Só que as pessoas que chegam esperam mais do que isso, elas esperam acolhimento, hospitalidade. É isso que estamos propondo, que as pessoas se sintam acolhidas e se identifiquem com a história das outras pessoas". 

A proposta de Carol e Ana Pinho é realizar edições mensais do evento Cozinha Afetiva, com personagens das  charmosa rua 24 de Outubro e também da cuiabania. "Esperamos vocês para compartilhar conosco essa ideia, ouvir histórias, experimentar novos sabores, e viajar no tempo e nas emoções", finaliza Carol. 

 

 

 

 

 


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua 24 de Outubro, 937
Popular
Cuiabá / MT
CEP 78032-005

E-mail

divinomatogrosso18@gmail.com

Telefone

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo