Inspirações de pessoas, passeios, cultura, gastronomia e empreendedorismo

Histórias

04/06/2018 00:20

Bonsucesso, terra de peixe bom!

Relax para a mente, aconchego pra  alma  e  presente para o paladar é uma visita à Comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande, distante 18 km do centro de Cuiabá. Conhecida como Rota do Peixe,  o lugar é pitoresco e encantador.

A rua de paralelepípedo dá  boas vindas, indicando que a gente chegou no interior, com toda magia de nos sentirmos em casa, num grande e arborizado quintal cuiabano.

Bonsucesso tem um conjunto admirável de elementos que levam à autêntica comunidade ribeirinha : mata, água, passarinhos, pescadores, peixe da melhor qualidade, simplicidade e paz. Ah, e muita rapadura (que é mole e docinha, acredite!),

Tem uma característica ainda mais envolvente: a simpatia e hospitalidade de seus moradores, que muitas vezes passam horas  à beira da rua, sentados na calçada. Muitos homens sem camisa, crianças e adultos com "bambolê" (chinelo). É inspirador!

Os engenhos contam muito sobre a origem do lugar, onde a maioria da população plantava cana e fazia rapadura. Um olhar diferenciado do Sebrae deu uma pista preciosa para a atividade econômica principal de Bonsucesso  hoje: as peixarias. São aproximadamente dez em funcionamento, você pode escolher com qual se identifica mais. Adiantamos: essa turma de Bonsucesso  entende de peixe bom.

Peixaria Beira Rio – Uma das mais  antigas  peixarias  da  localidade é a da dona Antônia Terezinha de Souza. Funcionando há  28 anos, o local é muito bem frequentado.  Com toda simpatia que Deus concedeu a ela, dona Antonia conta sobre o início do negócio,  lembrando que a família  toda fazia rapadura, mas mudaram para a peixaria. "Era bem pequena, agora é grande, confortável,  o movimento é muito bom, graças a Deus. Aqui trabalha minha família toda", celebra dona Antônia, com o largo sorriso no alto de seus 68 anos.

Visitar a peixaria é ter contato garantido com outros nativos do lugar, que vendem bolo de arroz, como o senhor Eduardo, que faz questão de propagar que a receita é exclusiva da família dele. Com orgulho revela que vende no Fórum de Cuiabá e em diversos outros órgãos públicos. Tem vendedor de docinhos como bala de coco, quebra queixo, entre outros. É uma viagem sensorial às tradições cuiabanas, passeio quase obrigatório, de riqueza imaterial.

Não se assuste com os passarinhos visitando as mesas. Muito educados, eles esperam as visitas saírem e vão catar as migalhas deliciosas disponíveis sobre as mesas. Um deleite para adultos e crianças assistirem  à cena passarinhal.

Ao final da prosa e do pagamento da conta, a gente sai do restaurante com uma rapadura de brinde, para  não perder o costume antigo. Dona Antônia é uma doçura de pessoa.

Os doces de dona GutiAndando mais uns metros a gente se depara com outra paradinha obrigatória em Bonsucesso: a varanda doce e saborosa da dona Guti. Essa senhora simpática e acolhedora de 88 anos ficou viúva cedo, com seis filhos, sendo três muito pequenos.

Ela conta que para sobreviver nunca época em que não tinha muito o que fazer comercialmente na localidade, o jeito era acordar bem cedo, descer de canoa o rio para buscar peixe para alimentar os filhos. "Foram tempos difíceis, minha filha. Mas fomos lutando".

Dona  Guti  lembra que sempre foi muito festeira, não podia escutar um batuque e lá estava. Tanto que teve a ideia da festança de São Pedro, uma tradição importante do vilarejo.

A venda da rapadura veio como uma boa solução. Em seguida dona Guti começou a fazer doces, o tradicional  furrundu, o de mamão, de abóbora e o de leite.

Ela mesmo prepara a maioria dos doces,  mantendo a mesma disposição do tempo de pescadora. Se você vai almoçar em Bonsucesso, a sobremesa e o mimo para levar para casa são garantidos na dona Guti. E a prosa boa também. Uma inspiradora mulher, forte, feliz e realizada com sua família numerosa, incluindo muitos bisnetos.

Quer uma experiência agradável e enriquecer seu paladar com sabor e história?

Recomendamos um passeio gastronômico e cultural  ao Bonsucesso!

Texto: Creuza Medeiros

 

 


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua 24 de Outubro, 937
Popular
Cuiabá / MT
CEP 78032-005

E-mail

divinomatogrosso18@gmail.com

Telefone

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo