Inspirações de pessoas, passeios, cultura, gastronomia e empreendedorismo

Histórias

01/05/2018 13:29

Jonas Barros: peão, fotógrafo e artista!

O primeiro contato com o artista famoso, que eu via somente nos quadros em exposições, foi na Rua 24 de Outubro, no trecho da Casa das Molduras. Não sabia que era literalmente “vizinha” do consagrado Jonas Barros. A primeira vez que olhei pela janela a lindeza de uma sala cuiabana da casa do artista  quase desmaiei de emoção tamanha a riqueza e originalidade.

Desconfiado, arredio, observador, assim Jonas chegou na minha vida. Foi uma primeira conversa, duas, três. Na quarta ele começou a dar mais moral pra mim. Nascia ali, em 2010, uma profunda amizade.

Posso dizer que Jonas Barros é quase um irmão.  Dividimos sonhos, angústias, alegrias e novos projetos. Quando ele entra no corredor do Espaço Magnólia uma luz gigante chega junto. Passamos horas proseando, filosofando e planejando oficinas. Sim, após sete anos de amizade, o artista topou realizar oficinas de desenho para crianças (e somente para elas). O artista adora influenciar positivamente a vida dos pequenos.

Que o Jonas Barros é um grande artista, todos sabem. Ninguém retrata o fundo dos rios de Mato Grosso igual o Jonas, os peixes, nem se fala. É a marca registrada dele.  Hoje apresento o homem Jonas, o pantaneiro artista. Um dos detalhes que chamaram minha atenção no Jonas  é o carinho e cuidado que tem com a mamãe Lola, uma sábia mulher.

Jonas Barros é um homem culto, erudito, sensível, tem coração de ouro. É convicto de suas escolhas, tem personalidade forte e não sai da linha do propósito escolhido como o mais satisfatório para a vida dele.

O artista nasceu e foi criado na Rua 24 de Outubro, já me contou que a mãe e o pai sempre ficavam no sítio trabalhando e os vizinhos ajudavam a cuidar dele e dos irmãos.  Dessa infância livre na Rua 24 ele  sente saudades. Normalmente os olhos  ficam marejados de lágrimas ao se recordar daquele tempo. Para atenuar a saudade,  Jonas mantém vínculo estreito com a Turma da Pracinha, os amigos de infância que volta e meia se reúnem na Praça Clóvis Cardoso para trocar figurinhas.

Por onde anda Jonas Barros? Quando conheci Jonas Barros ele estava quase se mudando para Nobres. No início não acreditava muito nisso, porém foi confirmada a mudança (e parece bem definitiva).  O artista se recolheu no  sítio ensolarado, harmonioso  e bem cuidado em Nobres para a mamãe Lola desfrutar do habitat mais natural possível. Afinal, ela tem mais de 80 anos e a doçura de menina.

A fase de ciclista também passou. Jonas parou de pedalar após ver tantos amigos morrendo nas estradas, mas a bicicleta continua bem guardada à espera de uma nova oportunidade.

Outra motivação para o Jonas ir para a fazenda é a canseira quanto à desvalorização dos artistas na atualidade. Pois bem, Jonas vai e volta pela estrada de Nobres, está em contato mais direto com as estrelas, o gado, a natureza, com ele próprio.

Como um artista integrado à Natureza, Jonas Barros desenvolveu novos olhares. Nessa temporada descobriu o talento nato para fotografias (da natureza, do homem, fotografia desabafo). E continua pintando em seu ateliê montado em meio a frondosas árvores no sítio. Como visionário, Jonas tem planos lindos para um futuro breve, espero  ter a oportunidade de contar e mostrar  aqui.

Expressão Nacional – A  nova fase artística credenciou Jonas a ter trabalhos escolhidos para a Exposição de vinte artistas nacionais intitulada “Dialetos 2”, no Centro Cultural São Paulo.  Jonas Barros foi o único de Mato Grosso a participar. As fotos das vacas e a instalação com pedras foram as escolhidas pela curadoria do evento que começou em março.

 http://infoartsp.com.br/agenda/dialetos-2/ 

Outra estreia recente de Jonas foi no Oitavo Festival de Fotografia de Tiradentes, realizado em março deste ano. O Jonas peão, com chapéu de boiadeiro, foi a faceta escolhida pela curadoria do evento. O artista apresentou trabalhos contemporâneos de sua própria sombra de boiadeiro na lida com o gado.

https://medium.com/revista-bravo/imagens-do-centro-oeste-6ca5b95ef4e3

Seja pintando, fotografando, filosofando, dando oficinas para crianças ou resumindo com propriedade o passado e presente da Arte local, nacional ou  internacional, uma constatação  é exata:  Jonas Barros é um homem à frente de seu tempo, que dignifica e enobrece o panorama artístico.

Jonas Barros, um presente divino que a Rua 24 de Outubro me deu! (Texto: Creuza Medeiros)

 Clique abaixo pra conferir o vídeo do Canal Pixé em uma das oficinas realizadas pelo artista Jonas Barros no Espaço Magnólia. Dia 19 de maio tem novo encontro do artista com seus alunos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua 24 de Outubro, 937
Popular
Cuiabá / MT
CEP 78032-005

E-mail

divinomatogrosso18@gmail.com

Telefone

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo