Inspirações de pessoas, passeios, cultura, gastronomia e empreendedorismo

Grandes Histórias

Por onde anda Dr. Gabriel Novis?

Pela primeira vez a gente vai fazer uma entrevista e ao abrir a porta da casa o entrevistado nos recebe com registro fotográfico. Pudera! Estávamos chegando para um bate papo com nada menos que Gabriel Novis Neves, pensador, filósofo nato, médico e fundador da UFMT. Ah, e muito importante, o eterno marido da Regina.

As próximas duas horas foram de deleite completo. Um homem sereno, sensível, culto, tranquilo e especialmente lúcido prestes a completar 83 anos. O aniversário é dia 6 de julho. Foi essa pessoa que tivemos o prazer de ouvir e trocar sensações sobre o mundo numa inesquecível final de tarde de  21 de junho.

Bem instalado num amplo e bem decorado apartamento na região mais cuiabana de Cuiabá, o Bairro Goiabeiras, Dr. Gabriel Novis vai muito bem obrigado. Ele vive cercado por obras belíssimas e inspiradoras dos mais importantes artistas de Mato Grosso como Humberto Espindola,  Adir Sodré, Benedito Silva, Jonas Barros, João Sebastião, entre outros.  O mesmo contador de causos de sempre, com a igual  positividade característica.

Se não fosse a limitação dos joelhos, que dão um pouco de trabalho para ele, certamente estaria em atividade profissional ainda. “Coisa de velho, minha filha”, faz questão de ressaltar o bem humorado Dr. Gabriel.

As companhias prediletas tem sido vídeos do youtube e livros, inúmeros exemplares. Ocupam lugar de destaque as áreas de História, Filosofia e Biografias. A poesia? Ah, esta se encontra em todo canto do bem decorado apartamento do Dr. Gabriel. A escrita de Fernando Pessoa o encanta profundamente. O nosso Manoel de Barros também é um dos preferidos.

Um assunto foi inserido na vida dele: a velhice, alguém se assusta ao contarmos que Dr. Gabriel sabe absolutamente tudo sobre essa fase da vida? "Hoje sou meu próprio geriatra", conta, em tom jocoso, o cuiabano ilustre.

E voltando na história vivida (não fale da palavras passado com Dr. Gabriel, ele acha brega, prefere tempo histórico) nos conta como foi parar no Rio de Janeiro para cursar Medicina. Uma revelação pouco conhecida: o desejo à época era ser garçom, isso mesmo! Neste ponto ele lembrou com nítida saudade do dono do Bar do Bugre, seu saudoso pai.

Rolou boa história...com muito bom humor, é lógico!

Indagado sobre como se lembra do longo tempo dedicado à UFMT, da abertura da universidade, dos anos dedicados à reitoria, ao cargo de professor (seu predileto), Dr. Gabriel se mostra firme, sem saudosismo excessivo. Credita aos jovens o papel de revolucionar o mundo. O eterno amor à UFMT é expresso num detalhe incrível: ele sai do Goiabeiras (que tem agência da Caixa Econômica) para utilizar a agência do banco na UFMT. Sabe por que? Pelo vínculo profundo com a história, para se recordar da  luta intensa para abrir a agência. Esse é o Dr. Gabriel Novis.

O que toca fundo - Dr. Gabriel tem contribuição valiosa para o Ensino e Saúde em Mato Grosso. Foi secretário de estado por cinco vezes. Uma área da vida especialmente toca fundo o coração: a familiar. Com orgulho discorre sobre cada filho, neto e bisnetos. Eles ganharam espaço em várias de suas crônicas publicadas no blog pessoal, cerca de 250 textos,  se recorda.

http://bar-do-bugre.blogspot.com/  é o endereço virtual  para quem deseja conhecer ainda mais sobre o homem Gabriel Novis. Há um tempo não escreve lá, mas o conteúdo é sempre atual pela vasta cultura e profundo entendimento histórico desse homem pela Cuiabá prestes a completar 300 anos.

Por falar em Cuiabá, onde ele viveu os mais felizes anos da vida,  ao lado da sua eterna Regina, que deixou um vazio imenso no coração desde que partiu há 12 anos.

Os tempos  tem sido difíceis  sem a Regina, ele assume, e a emoção bate forte.

"Viúvo é aquele que fica na face da Terra na solidão da multidão, sujeito aos embates não agradáveis do nosso cotidiano, sem a parceria no momento das decisões do dia a dia. A presença da ausência é o único legado para quem fica" -  Dr. Gabriel Novis.

O homem nascido em 1935, no centro de Cuiabá, tem histórias pra contar que somam muitos volumes. Ainda bem que temos o privilégio de ouvir dele próprio as belas recordações. As crianças (hoje adultos) que o Dr. Gabriel fez partos, e foram muitos, tem orgulho de terem sido recebidos por tão nobre ser.

Para nós do Divino Mato Grosso algo muito nos impressionou: a simplicidade tocante de um dos  filhos mais ilustres daqui. Sem dúvida, Dr. Gabriel é  uma inspiração e um presente para Mato Grosso.

Se você tiver dúvida sobre como desfrutar mais sobre o presente chamado vida, fica uma frase do Dr. Gabriel Novis aos 83 anos: "meu futuro é hoje"!

Esse homem sabe o que fala, e tudo que diz é tocante e impressionante, como a história construída por ele!

Texto: Creuza Medeiros; Vídeo: Tania Rauber

 


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua 24 de Outubro, 937
Popular
Cuiabá / MT
CEP 78032-005

E-mail

divinomatogrosso18@gmail.com

Telefone

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo