Inspirações de pessoas, passeios, cultura, gastronomia e empreendedorismo

Grandes Histórias

Deize Águena, cuiabana puro amor e música!

Sonhadora, conversadeira, afetuosa. Sempre tem um sonho na cartola ou seria nos cachos?

Conheci  Deize  Águena  divando nos palcos. Até que numa bela manhã ensolarada de sábado, há quase oito anos, na bela e poética Rua 24 de Outubro uma moça altiva, exótica e bela entrou no meu pequeno comércio afetivo.

Ao botar os olhos em tantos acessórios diferentes e coloridos a artista se encantou. A prosa foi tão boa, tão boa... que nunca mais nos largamos. Virou amizade de “infância”, com muitas confidências e sonhos compartilhados e vividos.

A cada dia tenho mais razões para ser fã da cuiabana Deize Águena, descendente de bororo refinada, elegante e sincera.

Deize ama os amigos, cultiva, denga, valoriza e tem olhar atento o tempo todo para a família. O chamego com a mamãe maravilhosa é digno de emoção.

A artista poeta – Para quem não sabe,  Deize nasceu esportista, seguindo a tradição do pai.  Se enveredou pelo volley e basquete, chegando a ser técnica por um período. Isso explica os valores inabaláveis e atitudes altivas e determinadas da cantora.

 

Foi professora (e das boas) de Matemática, mas o coração tocou forte mesmo foi pela música. Sabe onde ela apurou o olhar pela cultura e música? Nas tantas viagens da juventude por conta das competições esportivas.

Enquanto a galera fazia festa no próprio local da concentração, Deize virava as cidades do avesso. Alma noturna e olhar de águia. Tanto buscou e se encantou...

Hoje é uma ativista cultural, seus olhos brilham pela música, cultura e arte. Pudera, passou boa parte da adolescência convivendo com nada menos que o saudoso Liu Arruda, um dos mais espetaculares artistas que Cuiabá viu florescer. A influência do Luiz Borges, cineasta, é destacada por Deize.

A  Deize coletiva – Onde tiver um movimento pela coletividade, Deize  Águena lá estará. Os olhos e corações da cuiabana brilham para os iniciantes, sejam em que área for da carreira artística.

O Grupo Boca de Matilde foi um marco na carreira da Deize, esse tempo é sempre lembrado com imensa saudade e gratidão.

O show do Paulo Cesar Pinheiro foi um momento importante e marcante para  Deize Águena. Ele foi inspiração desde cedo para ela.

O show em celebração aos dez anos do Trio Brasilis (filhote amado dela) foi outro momento mágico, sem falar do Show em homenagem ao Cartola. Por falar em Trio Brasilis, corre a notícia se tratar de uma família, pai Rusivel, filhota Juliane e mamãe Deize. De alma é sim uma família, unida, em linda comunhão.

Enfim, Deize Águena é múltipla, antenada, contemporânea, do samba de raiz, da boa e eterna MPB.

Deize Águena é plural e harmoniosa. Em tudo pensa nos mínimos detalhes, mesmo! Já viram como ela harmoniza o que veste, desde as roupas aos adornos? E aquela cabeleira mara, afro, sempre com um lenço amarrado?

Os amigos mais próximos são presenteados e surpreendidos com o brigadeiro que Deize  faz, é dos melhores do mundo, pode acreditar!

Se  quer emocionar alguém com uma serenata divina, pode chamar Deize, a melhor de Mato Grosso. Ela acorda e dorme pensando em música. E lógico, sonha voos altos.

Logo logo ela concretiza um desejo acalantado há um tempo. É aguardar, sim, teremos o prazer de ouvir um cd da Deize Águena com seus  parceiros preferidos. Claro, essa cuiabana ímpar “não anda só, só anda bem acompanhada”!

Deize, 60 anos divinos anos de amor e devoção a Mato Grosso. Como dito na música Pra Terra (do Mauricio Detoni),  “senhor divino, não existe nada igual do que viver entre Chapada e Pantanal.”

Afirmamos:  Senhor divino, difícil existir alguém com mais amor e devoção por Cuiabá que  Deize Águena, nossa sessentona musical, colorida e amável!

Texto: Creuza Medeiros

 

 

 


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua 24 de Outubro, 937
Popular
Cuiabá / MT
CEP 78032-005

E-mail

divinomatogrosso18@gmail.com

Telefone

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo